quinta-feira, 4 de junho de 2015

(Um pouco) Das coisas que amo em Buenos Aires

Se fosse fazer uma lista de todas as coisas que eu amo em Buenos Aires, certamente seria interminável, sempre teria mais alguma coisa a acrescentar. Mas não custa tentar; afinal, na minha mente e no meu cotação, essa lista já existe. Então, vamos lá!


Das coisas que eu amo em Buenos Aires:
1. Caminhar pelas ruas
Caminhar por Baires é uma delícia. A cidade é toda plana e muito fácil de mapear e compreender. Caminhar aqui é tão gostoso que nem nos damos conta da distância e tudo acaba parecendo perto. Além disso, é seguro caminhar, inclusive de noite.
2. O metrô - Subte
Andar de subte é uma delícia. Fácil, rápido, barato. E seguro.
3. As livrarias
Uma em cada esquina. 
4. Os cafés
Um em cada esquina. Para beber, comer, conversar, ler, pensar, viver!
5. Os teatros
Um em cada esquina. É possível assistir a um espetáculo diferente a cada noite. Para todos os gostos e bolsos.
6. A arquitetura
Uma atração à parte. Buenos Aires é mesmo a Paris da América do Sul.
7. A vida cultural
Museus, bibliotecas, galerias, centros culturais por toda parte. Sempre há programação variada, exposições e shows interessantes.
8. Os restaurantes
Além da comida ser deliciosa, os horários são bem flexíveis. É possível almoçar perfeitamente às 15 ou 16 horas. E também jantar bem tarde. 
9. As empanadas
Ah, as empanadas... E as melhores da cidade, na minha opinião, são as da La Morada, no Centro, e as do El Sanjuanino, na Recoleta.
10. As medialunas
Outro clássico portenho. Salgadas ou doces, sempre deliciosas. Há muitas opções, mas as mais gostosas, na minha opinião, são as do Café Rivas, em San Telmo.
11. As pizzas
As pizzas são um capítulo à parte. Minhas prediletas são as da Guerrín e as do Los Inmortales, ambas na Corrientes, e as do El Cuartito, na Talcahuano. Meu sabor predileto é napolitana.
12. As parrillas
Bife de chorizo e Ojo de bife são delícias obrigatórias. Minha parrilla predileta, sem concorrência, é El Establo, no Centro.
13. As massas
Buenos Aires teve muita imigração italiana e, portanto, a gastronomia italiana na cidade é forte e muito bem representada. Meu restaurante italiano predileto é o Broccolino, no Centro.
14. As milanesas
Vir a Buenos Aires e não comer milanesas é um pecado. Há várias e deliciosas opções pela cidade. Porém, para comer bem e pagar um bom preço, minha dica é o Paluchino Café, na Riobamba esquina com Avenida Corrientes. Peça uma milanesa napolitana com papas fritas.
15. O doce de leite
Dispensam maiores comentários. Tão delicioso quanto o doce de leite uruguaio.
16. Os vinhos
Vinhos excelentes a excelentes preços. Para todos os gostos. Meus prediletos: Bodega del Fin del Mundo, Pulenta, Nieto Senetier, Catena Zapata, San Felipe... São tantos!
17. O tango
Amo ouvir tango! Acho que é uma trilha sonora que combina com quase tudo na vida. De Piazzolla a Narcotango, (quase) tudo me encanta!
18. Evita
Falem o que quiserem, mas, sim, eu admiro muito a Evita. 
19.  Ricardo Darín
Acho que é o único homem neste mundo capaz de despertar meu lado tiete.
20. Tickets Bs As
Um quiosque que concentra a oferta de espetáculos da cidade e concede um desconto de 50% para os ingressos do dia.
21. O idioma
Acho o espanhol lindo! Gostoso de ouvir e de falar.
22. Canal (à)
Canal de televisão com excelente programação cultural.
23. Feria Puro Diseño
Acontece anualmente, geralmente no final de maio, e reúne o melhor em termos de design e criatividade. Para conhecer as novidades e fazer boas comprinhas.
24. As Tiendas de Diseño (lojinhas)
Inúmeras lojinhas pela cidade que vendem coisas bacanérrimas e com bons preços (se compararmos com os preços do Brasil). Minhas favoritas: Artentino (vários endereços pela cidade - Avenida Callao, Avenida de Mayo, etc), La Aldea (Avenida Santa Fe), Regalalo (Avenida Callao), Oh My Love e Tienda Palacio (Defensa).


Certamente essa lista seguirá aumentando infinitamente porque jamais me canso de Buenos Aires. É meu lugar no mundo. Onde me sinto verdadeiramente em casa. Desde a primeira vez em que pisei o solo portenho, há mais de quinze anos, a cidade me encantou, me conquistou. Foi paixão e amor à primeira vista e se converteu numa relação sólida, pois retorno sempre que posso com regular frequência. Meu sonho, que um dia se tornará realidade, é morar aqui. Sei que vou realizá-lo, é apenas questão de tempo. Nessa atual temporada aqui, percebi mais claramente porque amo Baires. Simplesmente porque aqui se sabe viver. Os portenhos sabem desfrutar a vida. E esse é mais um forte motivo para me identificar. 



Antigamente, (quase) todos costumavam me dizer que meu amor por Buenos Aires acabaria, ou diminuiria, quando conhecesse Paris pois certamente me apaixonaria por Paris. Pois bem, conheci Paris há quatro anos durante minha lua de mel. Realmente, Paris é encantadora e apaixonante. Tem seus muitos encantos e, é claro, eu também voltaria muitas vezes a Paris. Porém, Paris não foi capaz de substituir ou de diminuir meu amor por Baires. Meu lugar no mundo continua sendo Buenos Aires, meu amor continua sendo total e exclusivo de Baires.


E, sempre que se aproxima a hora da partida, como agora, meu coração se entristece. E já começo a fazer planos para a próxima vinda. Afinal, não há nada melhor do que estar onde me sinto em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário