domingo, 23 de dezembro de 2012

Beleza em todas as formas

Um dos projetos mais bacanas de 2012 é o Apartamento 302, trabalho de uma beleza ímpar da autoria do fotógrafo brasileiro Jorge Bispo.

Jorge Bispo é carioca, formado em Artes Plásticas pela UFRJ, professor da Escola de Fotografia do Ateliê da Imagem e trabalha com retratos, ensaios, moda e publicidade. Bispo cresceu cercado pela arte, pois vem de uma família de atores e diretores de teatro, e começou a despertar o gosto pela fotografia ainda na adolescência.

O projeto Apartamento 302 consiste em fotografar mulheres comuns nuas. O cenário é clean, composto somente pelas paredes de um apartamento. Nada de corpos perfeitos, nada de celebridades, apenas a beleza real, verdadeira, crua.

É um trabalho belíssimo, revelador e libertador, pois nos mostra que há beleza em todas as formas. Toda mulher é bela. É um trabalho poético. Vemos mulheres distantes do cruel padrão de beleza imposto pela mídia, pela sociedade, orgulhosas de seus corpos, felizes, exibindo sorrisos lindos. E percebemos que a beleza não pode ser rotulada, que se manifesta em todas as formas e em todos os tamanhos, sejam grandes ou pequenos.

Parabéns a Jorge Bispo pelo seu belo trabalho e a todas as suas modelos, mulheres belas e corajosas!

Lydianne apartamento 302roberta apartamento 302suzana apartamento 302talita apartamento 302lais apartamento 302lucimar apartamento 302

Trabalho semelhante realiza o casal de fotógrafos norte americanos Matt Blum e Katy Kessler com seu The Nu Project. Blum e Kessler rodam ao mundo fotografando mulheres comuns nuas. O conceito é o mesmo do projeto de Bispo, porém o cenário contém mais elementos e as fotografias podem ser coloridas ou em preto e branco. Já houve uma edição do projeto no Brasil realizada em outubro desse ano. A idéia dos fotógrafos é lançar um livro com essas imagens. A beleza, a poesia e a importância do The Nu Project merece os mesmos elogios e comentários feitos ao Apartamento 302.

erinerinljacmaggiemoxie

 

Façam um passeio pela galeria de imagens de ambos os projetos e se encantem com a beleza democrática e corajosa dessas mulheres. E vamos torcer para que existam cada vez mais iniciativas como essas. Que cada vez mais as mulheres possam se libertar dos padrões cruéis que lhe são impostos e possam ser capazes de se amar exatamente como são.

Parabéns aos fotógrafos que nutrem a auto estima e o amor próprio dessas mulheres fazendo com que se orgulhem de suas formas, sejam pequenas ou grandes, e se sintam belas! O mundo agradece pela oportunidade de exercer um olhar mais benevolente para as diferenças e pela oportunidade de entendimento e compreensão da beleza real.

A beleza existe em todas as formas!

 

Todos os direitos das imagens reservados aos fotógrafos Jorge Bispo, Matt Blum e Katy Kessler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário