sábado, 11 de dezembro de 2010

O mistério do pudim

Uma das poucas coisas que valem a pena em Brasília é o pudim. Primeiramente, achei que era uma exclusividade do Carlton Hotel. Porém, depois de ficar hospedada no Kubitscheck Plaza e experimentar o pudim de lá, descobri que é a receita utilizada em Brasília. Lá, o pudim tem um delicioso e marcante sabor do leite condensado (o que imagino ser obtido dobrando a medida na receita). Além disso, o pudim fica consistente, nada daqueles furinhos. E a calda é suave (detesto excesso de calda em pudim ou calda demasiadamente doce ou melada). E como se faz para que  pudim fique consistente assim e não se despedace ao desenformar?
Creio que o fato de dobrar a medida de leite condensado deve ajudar também na consistência, mas não pode ser só isso. Com toda a sociabilidade que Deus me deu, perguntei a receita, mas não tive sucesso. O povo não conta o segredo. Então, apelei ao Dr. Google. E descobri que se trata de uma receita tipicamente portuguesa. Mas ainda não tinha maiores detalhes. Até que descobri um site português que confirma a maior quantidade de leite condensado e diz que o pudim deve ser feito na panela de pressão. Panela de pressão??? Coisa de português, foi o inevitável pensamento que me ocorreu. Mas outro e outro site me confirmavam a teoria. Tratei de salvar a receita, embora ainda não tenha me animado a experimentar esse modo de preparo.
Conversando com uma amiga doceira, ela me garantiu que é perfeitamente possível fazer pudim em panela de pressão e que não há o menor problema. Então, coragem Dannes, coragem! Afinal não é qualquer pudim, é o pudim!
Até que eu experimente a receita e faça o teste, segue o mistério. Se um dia criar coragem (e não explodir a casa), conto para vocês, ok?!

O famoso e divino pudim de Brasília
O famoso e divino pudim de Brasília!

2 comentários:

  1. Isso não me preocupa nem um pouco. Afinal, o apartamento tem seguro para a eventualidade dela explodir tudo! E se der certo, terei lucrado um pudim delicioso. Hmmmmmmmmmmmmmmmmmm.

    Vai ser hoje?

    ResponderExcluir
  2. hehehehhehe, além de delicioso, segundo tua opinião, ele é lindo!!!! Alvo, hehehe!

    Bjs com gosto de leite condensado...

    ResponderExcluir