quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Teoria e Prática

Tenho refletido muito ultimamente sobre como o discurso difere das ações, sobre como a teoria dista da prática. E tenho observado que isso ocorre nas mais diversas áreas e entre as mais diversas pessoas. Um exemplo bem simples: em todos os hotéis em que já me hospedei, sempre há um aviso explicando o quanto se gasta de água para lavar as toalhas se forem trocadas diariamente e o quanto os produtos utilizados nesse processo são prejudiciais ao meio ambiente. O aviso continua dizendo que, se o hóspede tiver intenção de reutilizar as toalhas, adotando uma postura ecologicamente correta, deverá deixá-las penduradas. No entanto, por mais que o hóspede as deixe penduradas, sempre (absolutamente sempre) as toalhas são trocadas. Seria despreparo do pessoal de limpeza dos quartos? Não creio, pois não é possível que o supervisor ou o gerente de hotel não perceba que não houve diminuição nos processos e recursos de lavagem de toalhas. Portanto, concluo que é, mais uma vez, o exemplo da prática longe do discurso.
O que será que separa a teoria da prática? Por que vemos diariamente pessoas com um belo e politicamente correto discurso que não se reflete jamais em suas ações? É proposital ou as pessoas sequer têm ciência desse abismo? Se for propostital, é muito triste, pois a pessoa só quer "ficar bem na foto". Se é inconsciente, também é triste, pois revela a falta de auto-conhecimento e auto-desenvolvimento.
Assistimos a filmes com belas e importantes mensagens, lemos livros com valiosas lições de vida, fazemos cursos que nos revelam conhecimentos. Em algum momento, parecemos ter a compreensão, mas basta voltar às atividades cotidianas e parece que nada aconteceu: dá-se o esquecimento de tudo o que teria sido compreendido. As lições não são aplicadas.
Infelizmente, o que mais tenho visto por aí é o velho e triste "faça o que eu digo e não o que eu faço". É hipocrisia. O melhor seria calar. Se não se terá coerência, melhor calar.
Sei que é difícil, mas acho que é válido tentar ser coerente, tentar fazer com que o seu discurso seja condizente com as suas ações. É mais honesto, é mais responsável. Se cada um de nós tentar, estaremos contribuindo para que o mundo seja um lugar melhor. Então, tente passar pela vida com responsabilidade. Afinal, cada um de nós certamente é um exemplo para alguém, mesmo que nem saiba disso.

Um comentário:

  1. Olá, caí aqui depois de ler o Oceanar.
    Eu concordo com o que você escreveu e também observo isso. Pior que isso é o enganador, que é todo sorriso pra você, mas por trás, não te ajuda, ao contrário, te prejudica. Isso é difícil de suportar. Aliás, hipocrisia é horrível de todas as formas.
    Não sei se você costuma responder aos comentários, mas gostaria de saber o que você está achando do livro O tempo entre as costuras.
    Pode responder no meu blog mesmo, se puder.
    Obrigada + um abraço

    ResponderExcluir