segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Na Cabeceira: "O tempo entre costuras" e últimas leituras

Recentemente, terminei a leitura de Comprometida, de Liz Gilbert. O livro é interessante, mas não se compara a Comer, Rezar, Amar, livro anterior da autora que eu havia adorado. Na verdade, creio que Gilbert tenha exagerado um pouco, com tendências por demais caricaturizadas.
Em seguida, emendei Travessia de Verão, de Truman Capote, livro que comprei há mais de ano. Nunca havia lido Capote e confesso que Travessia de Verão não me conquistou, não foi uma leitura arrebatadora. No entanto, darei a Capote uma segunda chance em outra oportunidade.
Agora, vou iniciar, com grande expectativa a leitura de O Tempo entre Costuras, de Maria Dueñas. A autora é espanhola e professora de filologia. A narrativa conta a história de Sara Quiroga, jovem costureira, que, apaixonada, parte de Madri para Marrocos, meses antes da Guerra Civil Espanhola, onde perderá sua inocência diante das agruras da vida. Durante a Segunda Guerra Mundial, a personagem se transforma mais uma vez, mergulhando em um mundo repleto de espiões, impostores e fugitivos.
O livro foi lançado em junho de 2009 na Espanha, com pequena tiragem (apenas 3 mil cópias), pois o mercado editorial não lhe prestou a devida atenção. No entanto, o livro foi tão elogiado entre os leitores que logo estava esgotado e virou fenômeno. Atualmente, está na 25ª edição, com aproximadamente 550 mil cópias vendidas, tendo sido traduzido para 12 idiomas. Maria Dueñas tem sido comparada a Carlos Ruiz Zafón, seu conterrâneo, autor de O Príncipe da Névoa e A Sombra do Vento (livro que está na minha lista).
Imagino que eu vá gostar muito de O Tempo entre Costuras, pois o livro parece ter todos os elementos para uma leitura voraz: amor, paixões, guerras, dilemas existenciais... Deve ser daqueles livros que não se consegue parar de ler!


O Tempo entre Costuras
Maria Dueñas
Ed. Planeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário