quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Esclarecimento

Declarei que sempre me conheci bem. Antes que me acusem de prepotência, tecerei algumas considerações a esse respeito.
Quis dizer que sempre busquei o auto-conhecimento. Ou seja, sempre me questionei, tentei entender o meu funcionamento e os meus processos, busquei olhar para dentro de mim, identificar meus sentimentos, mesmo antes de fazer terapia.
A escrita, incontáveis vezes, me auxiliou nessa caminhada.
Decidi passar pela vida com responsabilidade, como gosto de dizer. Afinal, uma vida não examinada não vale a pena ser vivida, com já diziam Sócrates, Platão...
Mas o que significa passar pela vida com responsabilidade? Bem, para mim, significa buscar o auto-conhecimento, saber quem sou, qual o meu lugar e quais são os meus objetivos, fazer o bem à natureza, ao planeta, às pessoas, ser educada, ser gentil, refletir, questionar, participar, colaborar, ajudar, reciclar... Enfim, tantas coisas...
Alguns diriam que sou uma chata. Culpa dessa mania de muito pensar sobre tudo. Paciência... Essa sou eu. E gosto de ser assim.
Creio, também, que a terapia tem papel fundamental. Sou defensora de que todos os seres humanos deveriam fazer terapia, de qualquer tipo. Vale aquela que faz bem à alma.
Acredito que o consultório do terapeuta é o lugar onde tudo pode ser dito, sem nenhum filtro. É o local apropriado, numa hora específica, para olhar para dentro de si. E estou certa de que tal mergulho poupa-nos e aos outros de algumas indelicadezas que poderiam ser cometidas apenas como válvula de escape.
Talvez por todos esses motivos eu pense muito sobre cursar psicologia... Quem sabe um dia...
Por fim, o que quis dizer é que sempre procuro me conhecer bem, dia após dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário